Cearense na competição
24/10/2010
Hoje, o humor local participa da semifinal do quadro "Quem chega lá", no programa Domingão do Faustão. Luiz Neto, como Karimã, pede apoio da torcidaAo assistir o quadro "quem chega lá", do Domingão do Faustão, os cearenses têm muito do que se orgulhar. Luiz Neto e seu personagem, o Karimã, estão representando (e muito bem, diga-se de passagem) o nosso estado. A ansiedade do humorista é grande. Sem falar na responsabilidade! "Como o Ceará é a terra do humor, o público local cobra, não uma boa atuação, mas a vitória", acredita.
Hoje, Luiz Neto estará de novo no programa, já participando da fase semifinal. E quem é Karimã, seu personagem? "A história do Karimã é assim. A mãe dele estava no karitó (com "k", mesmo) e não conseguia encontrar um pretendente. aí, conheceu um plantador de mandioca e se apaixonou por ele (risos). Depois, tomou uma ´papa de karimã´ (carimã, com ´c´, é um tipo de mandioca)´, que é forte, e ficou grávida", relata.
Luiz Neto conta a origem de karimã com a espontaneidade de quem já está acostumado com o próprio trabalho. Mas, há dez anos, ele nem imaginava que tinha sangue de ator e humorista correndo em suas veias. Na época, morava em São Paulo, era vigilante de uma empresa, quando, de repente, surgiu o convite para participar de uma montagem de "A Beata Maria do Egito" no Festival de Teatro de Santo André. "Sempre fui muito brincalhão. Precisavam de alguém com sotaque cearense para a peça e me chamaram", lembra.
Foi então, em 1990, que se apaixonou pelo teatro. Em seguida, veio morar em Fortaleza, passou num concurso dos correios e virou carteiro. "Devo muito a João Falcão, ex-diretor do curso de artes dramáticas da UFC. Ele era meu colega de trabalho nos correios e me chamou para a equipe de teatro da empresa".
Em 1995, Luiz Neto resolveu aprimorar seus conhecimentos e começou a estudar artes dramáticas, virando ator profissional em 1999. Foi aí que, ao lado de Junior Costa, criou a Cia. do Riso. Como dupla, Karimã e Karitó despontaram no cenário do humor local. "Naquela época, não contávamos piadas, apenas as encenávamos. Quando nos separamos, em 2005, tive que aprender a contar piada. Passei vários meses estudando os shows do Espanta, até hoje grande referência do nosso humor, além de apresentações de Adamastor Pitaco e Zé Modesto".
Em 2006, Luiz Neto estreou o espetáculo "Se ria nos 30", do qual também participaram veia cômica e superego. Nesse meio tempo, cursou outra faculdade, de "rádio e tv", se graduando em 2007. "Aquele período foi difícil. Era show, faculdade, teatro e ainda tinha que lidar com o meu divórcio e minha mãe doente. Eu era incansável".
Como o artista encontrava forças para o palco? "Ao encarnar o personagem, me transformo. já fiz show doente e super cansado, ao ponto de dormir no camarim. O humor é minha terapia e minha vida", declara.
Há quatro anos Luiz Neto participa do programa "Vila do Riso", na TV Diário. Além disso, atualmente se apresenta três vezes por semana na arena de humor do Beira-Mar Grill e, casado novamente, ainda dá conta de suas atividade marido e pai de quatro filhos. "mesmo estando muito cansado, não recuso quando meu caçula me chama para brincar. eu sei que ele precisa de mim".
O convite para o Domingão do Faustão surgiu após tirar terceiro lugar no concurso de piadas de um programa de tv. "Um produtor do Faustão me ligou, pediu que enviasse meu material e, em seguida, fui chamado. Delirei de alegria!".
Um dos principais segredos para ser aprovado no chamado "risômetro" e passar nas fases do quadro "Quem chega lá" é, segundo Luiz Neto, contar logo uma piada forte no começo da apresentação para gerar empatia com o público. "A piada tem que ser universal, para que a maioria da plateia se identifique. Aprendi, que o humorista tem sete minutos para conquistar o seu público. Se não conseguir nesse tempo, é melhor desistir", ensina.
Além de Karimã, Luiz Neto também faz show de "stand up comedy" e dá vida aos personagens Esponja (bêbado que aparece apenas na Vila do Riso) e Iracema, sexóloga inspirada em Clodovil.
No final da conversa, todo faceiro e relaxado na pele de Karimã, Luiz Neto pede: "Gente, preciso dos votos de vocês para chegar à final e trazer o título para a casa". Em seguida, destaca seu lema de vida: "Tudo começa a partir de um sonho. O resto é determinação".
TICIANA DE CASTRORepórter
matéria completa do Zoeira/DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário