
Rodrigo Lopes, que é bissexual, é o único brasileiro participante no programa
Depois de dez edições e da queda crescente de audiência, o "Big brother" deixará de ser exibido no Reino Unido a partir de 2010
Embora há meses os rumores sobre uma ida do "Big brother" britânico para o paredão fossem inúmeros, nada pareceu anunciar mais os problemas do programa que o pedido feito por uma das vozes supremas pelo sistema de alto-falantes para que os concorrentes agissem de forma menos tediosa diante das câmeras.
A confirmação do falecimento, porém, veio no último dia 26. Citando razões criativas, a emissora Channel 4, que desde 2000 exibe o programa, anunciou que não renovará o contrato com a produtora holandesa Endemol.
A decisão, que os executivos juraram não estar somente ligada ao fato de os níveis de audiência do "BB" terem despencado nos últimos sete anos, encerrará também um dos capítulos mais polêmicos da história televisiva do Reino Unido. O "BB" teve de tudo, até incidente diplomático.
Conhecido pela velocidade com que criava celebridades efêmeras, como o caso de Jade Goody, a enfermeira odontológica que fez fama e fortuna depois de uma atabalhoada participação na edição de 2002, o reality show vinha também se transformando em dor de cabeça para o Channel 4. Em 2007, na versão para celebridades do show, a mesma Jade foi responsável por um recorde de reclamações do público por conta da perseguição de contornos racistas à atriz indiana Shilpa Shetty.
Até os primeiros-ministros do Reino Unido e da Índia protestaram. O incidente serviu para atrapalhar os planos do Channel 4 de fazer lobby junto às autoridades britânicas por verbas públicas (o canal é empresa de capital misto).
De acordo com os executivos da emissora, o fim do programa representará uma oportunidade de investir US$ 80 milhões por ano em novos programas, incluindo novas séries de produção nacional para a versão a cabo do canal, atualmente dependente de enlatados americanos e do "BB".
Na edição atual, a décima, quem se destacou foi o paulista Rodrigo Lopes, de 23 anos, declaradamente bissexual. Muitos, porém, também vão lembrar de brigas e porres em cadeia nacional, bem como do fim inglório de duas concorrentes, vistas pela última vez como apresentadoras de um canal a cabo pornô.
Nenhum comentário:
Postar um comentário