
Com apenas 18 anos, Murilo Moura estava ainda no início de sua carreira como técnico de som. Há pouco tempo prestando serviço para a dupla sertaneja Bruno & Marrone, já havia viajado algumas vezes com o grupo responsável pelos shows. Ao chegar a Fortaleza ontem de manhã para a apresentação da próxima sexta, o jovem paulista quis logo aproveitar para dar um mergulho no mar. Após tomar seu café, por volta das 7h40min, resolveu ir à Praia do Futuro com outros dois colegas. Somente ele entrou no mar. Pouco depois das 8 horas, os amigos de Murilo perceberam que ele havia sumido. Procuraram por ele e conseguiram tirá-lo do mar ainda com sinais de vida. Mas o socorro especializado demorou e Murilo acabou morrendo.
A versão é contada por Jessé de Faria, técnico de vídeo e imagem da dupla. O major José de Melo Neto, relações públicas do Corpo de Bombeiros, acredita que Murilo tenha passado mal antes de se afogar, principalmente por ter comido antes de entrar no mar. "Nós lamentamos muito. Para nós, cada afogamento é uma dor. Nossa grande alegria é salvar uma vida. Mas o fato serve como alerta. As pessoas precisam tomar cuidado, o mar da Praia do Futuro é diferente. Tem muitas valas em decorrência dos ventos".
Segundo Jessé, não havia guarda-vidas no momento do afogamento. O major Melo explicou que o horário de chegada deles é às 9 horas, uma hora antes de Murilo ter se afogado. Mesmo assim, Jessé afirmou que ninguém informou as condições do mar. O afogamento ocorreu em frente à barraca Itapariká. "Se eles só chegam às 9 horas, que tivessem placas dizendo os perigos do mar. Quem vem de fora não sabe".
Major Melo reconhece a necessidade de implantar placas informativas e afirma que o Corpo do Bombeiros deverá tomar as providências, pois a maioria das vítimas é turista. De janeiro a outubro deste ano, foram registrados 471 afogamentos e cinco mortes. Murilo foi a sexta vítima. "A maré da Praia do Futuro surpreende os banhistas. Por isso a gente recomenda que as pessoas nunca entrem no mar depois de o nível da água chegar à cintura". Em nota oficial, a assessoria de imprensa da dupla Bruno & Marrone, externou "todo o sentimento, não só de Bruno & Marrone, mas de toda equipe por essa fatalidade que vitimou Murilo". Eles informaram ainda que o show, marcado para esta sexta na casa de shows Hangar, será realizado. Murilo Moura era funcionário da empresa Torau, responsável pela locação de equipamento de som para Bruno & Marrone e outras bandas. Conforme a nota, a empresa já foi avisada e "prontamente, se colocou à disposição e está tomando as providências necessárias, junto às autoridades locais e à família do jovem". Filho único, Murilo completaria 19 anos na próxima quarta.
DICAS DE SEGURANÇA NA PRAIA > Tomar banho sempre perto de um guarda-vidas; > Nadar sempre em paralelo à praia, nunca em direção ao mar; > Entrar no mar até o nível de água na altura da cintura; > Se comer demais ou beber demais, não tomar banho no mar; > Perguntar aos guarda-vidas se o local tem pedras para não sofrer acidentes; > Se for à praia com crianças, ter sempre um responsável bem próximo a elas; > Colocar uma pulseira com identificação e número de telefone nas crianças para que, no caso de perda, fique mais fácil de encontrá-las; > Ter muito cuidado com os buracos e valas no mar. Se cair em um deles, nadar na diagonal para sair do local mais profundo. Ficar calmo e pedir socorro se ficar difícil sair do local; > Não levar material inflável para a praia, pois a pessoa pode se distanciar da beira do mar e a bóia pode furar.
E-MAIS > Em 1997, dois integrantes da equipe de apoio da banda mineira Jota Quest também morreram afogados na Praia do Futuro. O trombonista Juarez Vicente da Conceição, 30, e o técnico de som Luiz Carlos Cardoso, 34, ficaram entre 30 e 40 minutos tentando sair da água. O Jota Quest faria show na noite do acidente, que foi cancelado. Seria a primeira apresentação deles no Nordeste.
Fonte: Corpo de Bombeiros /Jornal OPOVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário